Blog generalista, inspirado na mais inspirada tatuagem que
um combatente do ultramar resolveu gravar para sempre
no seu braço esquerdo!

domingo, 22 de março de 2009

E se todos os jovens do secundário fizessem um ano de voluntariado obrigatório num país carenciado?
Ontem a noite pude ficar mais a par da realidade do voluntariado nomeadamente em África, Moçambique!
Um colega nosso do Yoga teve-nos a contar como passou o último ano em Moçambique a fazer voluntariado com a ong AMURT em parceria com a UNICEF! E ele descreveu-me um país que eu pensei muito sinceramente que estava uns passinhos à frente dos restantes vizinhos pobres africanos. Saneamento básico quase inexistente, pessoas a beberem água completamente saloubra, pessoas a viverem com um quinto de um euro por dia, casas de banho bem primárias, pontes para carros e pessoas construídas graças ao engenho e caroliçe da própria população, etc,etc,etc!
Mas porque é que esta realidade não nos é contada mais vezes e por pessoas que tiveram lá a viver como eles, como o que aconteçeu ontem connosco? Moçambique deve estar como nos estavamos aqui na Madeira há 50 anos atrás! Vamos despertar todos para esta realidade e tentar fazer alguma coisa por pouco que seja!!!

3 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Voluntariado obrigatório?! Detecto aqui uma ligeira incoerência...

Miguel Pereira disse...

"se todos os jovens do secundário fizessem um ano de voluntariado obrigatório num país carenciado?"

E porque não algo mais abrangente, assim à Khmer Vermelho?

Loyola disse...

obrigatório não diria... mas sinceramente o que acho que falta é incutir valores de partilha e de altruismo nos jovens... a "canalha" hoje em dia quer lá saber dos velhinhos de um lar próximo de casa quanto mais da fome em áfrica... a mim entristece-me ver o quão oca a sociedade está... só quando chega o natal se fala de solidariedade... quanta hipocrisia...

p.s. falando de coisas mais alegres... fiquei em 3º para entrar no hospital!! :D