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sexta-feira, 3 de julho de 2009

Greenpeace e a Jerónimo Martins - que amiginhos que eles são :)



Activistas da organização ambientalista Greenpeace tentaram hoje bloquear parcialmente a entrada da sede do grupo Jerónimo Martins, em Lisboa, para protestar contra a "ausência de uma política sustentável de compra de peixe" pelos supermercados da empresa.

Reagindo ao protesto, fonte da Jerónimo Martins garantiu hoje que têm adoptado comportamentos pró-activos na área ambiental e que contribui para um futuro sustentável.

Cerca das 6h45, nove elementos da Greenpeace colocaram uma estrutura metálica à frente da entrada da sede do grupo, na zona do Campo Grande, e colocaram um cartaz de grandes dimensões na fachada do edifício com a frase "Jerónimo Martins destrói os oceanos".


A Greenpeace volta a comparar as políticas de compra dos principais grupos de distribuição alimentar para revelar quem tem feito um esforço maior para oferecer produtos de peixe sustentável aos consumidores.

É de realçar que embora já tenham sido dados alguns passos fundamentais para melhorar a oferta de peixe sustentável, a maioria das grandes superfícies ainda vende espécies de peixe presentes na Lista Vermelha da Greenpeace.


Estas espécies estão ameaçadas pela pesca excessiva e/ou são capturadas por métodos que destroem o ecossistema marinho, razão pela qual é indispensável continuar a trabalhar com os supermercados para proteger os recursos marinhos dos nossos oceanos e assegurar o futuro da indústria da pesca.

Como curiosidade o primeiro lugar da lista é ocupado pelo....LIDL, apesar de algumas falhas (o Lidl continua a vender Bacalhau do Atlântico, que é uma espécie reconhecida internacionalmente como ameaçada de extinção) pelo que está em 1º lugar mas ainda longe do ideal!


Quem melhorou


O Lidl e a Sonae evoluíram consideravelmente e estão hoje em franca vantagem em relação às outras cadeias. Desde o ano passado, os dois grupos entraram em diálogo com a Greenpeace e ambos já desenvolveram políticas escritas de compra de peixe. É de realçar que a Sonae subiu de último para segundo lugar no ranking de supermercados.

Quem não se preocupou


Os Mosqueteiros, Auchan e Jerónimo Martins estão muito longe de mostrar uma abordagem responsável em relação aos produtos de peixe que vendem. Nenhum dos grupos respondeu aos diversos pedidos enviados pelos seus consumidores para que entrem em contacto com a Greenpeace e nenhum forneceu as informações requeridas pela organização para avaliar as suas políticas de compra e venda de peixe.


Só para lembrar que esta info foi colhida no próprio site da Greenpeace e que eles disponiblizam neste link o envio de um alerta aos supermercados da JM sobre a sua política actual. Eu já o enviei, atenção que depois teem de confirmar o envio no email que a Greenpeace vos envia!

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