Blog generalista, inspirado na mais inspirada tatuagem que
um combatente do ultramar resolveu gravar para sempre
no seu braço esquerdo!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Nos Passos de Magalhães - Gonçalo Cadilhe




Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz em 1968, onde reside habitualmente.

Precisou de uma licenciatura em Gestão de Empresas e de sete meses a picar o ponto para compreender que não tinha percebido nada da vida: tudo o que lhe interessava se encontrava na direcção oposta. Despediu-se do emprego, da família e do país e começou a viajar e a escrever. Iniciou a actividade de jornalista independente na Grande Reportagem, colaborando actualmente com o Expresso.

Ao longo de uma deliciosa carreira que não o levou ainda a lado nenhum, para sua grande felicidade, excepto aos lugares mais remotos do planeta, continua a guiar a sua actividade literária pelo princípio sagrado de escrever para comer.



Fernão de Magalhães é famoso em todo o mundo. A sua vida dava para um livro. E para uma viagem. Nos Passos de Magalhães faz as duas coisas: um livro de viagens que tem como fio condutor a vida de Fernão de Magalhães. De Lisboa às Filipinas, da Micronésia à Patagónia, de África a Insulíndia, Gonçalo Cadilhe construiu uma biografia itinerante do primeiro europeu a chegar ao pacífico e reconstruiu a viagem realizada há 500 anos, a primeira a volta do globo.

Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno. Ao mesmo tempo que nos guia pela Lisboa dos Descobrimentos, pelas ruas de Sevilha, pelas fortalezas no Índico ou pelas tribos da Patagónia, Gonçalo Cadilhe reinventa a viagem de um homem que conquistou o seu lugar no mundo. E provoca no leitor o desejo de partir.


Cadilhe quando é que vens apresentar este livro à FNAC do Funchal? Estamos à tua espera rapaz!!!

5 comentários:

Cronos disse...

Nunca li nenhum escrito de maior vulto. Li algumas crónicas dele na impresa e não me cativaram, mas também não me desmotivaram. Até agora, tem sido daqueles escritores que não me despertam a atenção.
Quanto à literatura de viagens, há livros fantásticos. E é sempre um forma sentir que estamos a viajar sem sairmos do mesmo lugar. E pensar que este é um género tipicamente português. E na literatura madeirense (ou literatura sobre a Madeira) também temos alguns "livros de viagens" que merecem uma leitura. Viagem ao Rabaçal, João da Nóbrega Soares.

Anónimo disse...

Desconheçia esse livro! Isso encontra-se à venda? Eu sou um devorador dessa temática!

Fascina-me mais a personagem Gonçalo Cadilhe e a forma de vida dele do que a própria escrita! Mas ele consegue levar-nos aos sítios por onde passa nos livros dele sem se tornar demasiado descritivo e engraçado como por ex os livros da Maria Vieira (Parrachita)!

Fc bem

Cronos disse...

Boas,

Encontra-se! Vai à Esperança! Julgo que não há na FNAC. Ou então, espera pela Feira do Livro, sempre consegues a preços mais em conta (o livro até nem é caro).

(vê lá esses çi e çe - eheheh)

Bom fim de semana!

Anónimo disse...

Obrigado pela dica cronos, vou esperar então pela feira do livro

Anónimo disse...

Tambem podes ver "Nos passos de magalhães", todos os sabados a noite na rtp2.