Blog generalista, inspirado na mais inspirada tatuagem que
um combatente do ultramar resolveu gravar para sempre
no seu braço esquerdo!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

82-07

No término de mais um ano, é normal "fazermos contas" à vida. A retrospectiva é sempre algo que faço umas horas antes das primeiras "snifadelas" do novo ano. Este ano não é excepção, mas desta vez decidi partilhar alguns pensamentos com os nossos fiéis leitores. Já vivi 2 décadas e meia..e nessas décadas vivi muito. Lembro-me de aos 4 anos, de ter assistido a um grande momento na história portuguesa. Apesar da minha incompreensão política, lembro-me da assinatura do Mário Soares que ditou a definitiva integração de Portugal na CEE e o consequente boom de infraestruturas e o surto imigratório que se seguiu..
Recordo-me do Porto ter ganho em 1987 uma competição futebolística muito importante. Recordo-me da guerra do golfo, e da preocupante conjuntura política que isso gerou a nível mundial (sem saber porque andavam todos à bulha por causa de um líquido negro!), e da minha professora da primária obrigar-nos a ouvir aos "relatos" do Carlos Fino. Na década de 90..lembro-me de um manancial de coisas...mas fundamentalmente das mortes do Senna, Rui Filipe, Cobain, Princesa Diana...Não sei porquê, mas considero uma década negra..e foi de facto em muitos aspectos negro para o ambiente (lembro-me do crude no porto santo), política (recordo-me das medidas impopulares do Cavaco Silva), desporto (descida do CDN à II liga), sociais (a Madeira, tristemente associada à pedofilia)... Claro que a política aos olhos de um jovem imberbe é tão excitante como um jogo de xadrez, daí que tenha sentido sempre mais interesse por música, futebol, jogos de vídeo, informática, bonecas, BD, etc. E que juventude mágica que foi! Foram belos tempos e ao contrário de muitos, não invejo a dependência cibernáutica nem os conhecimentos precoces da nova geração. Porque vivi e adorei a minha juventude consignada na loucura saudável dos jogos de futebol à sexta-feira, das idas à praia, e das prodigiosas "hard-core sessions" na minha casa. Tempos inolvidáveis que costumo recordar com muita frequência, ainda mais, cada vez que observo a criançada em frente ao computador nos cyber-cafés... e agora..cessada a juventude, assisto agora à temível calvície a apoderar-se do meu corpo, à deformação do meu semblante, à acumulação de adiposidade..enfim elementos característicos do envelhecimento... E heis-me agora em 2007, no último dia do ano. Vivemos muito? Vivemos muito mais do que muitos, isso garantidamente!
A única certeza que tenho é a de querer viver muito mais...
A todos um feliz ano novo..mas mais do que a mera contemplação do espectáculo pirotécnico, desafio-vos a uma retrospectiva do que tem sido a vossa vida..vem aí um novo ciclo, não apenas político, tecnológico..mas também pessoal! Porque, como li no prefácio do "spiritual tourist" do Mick Brown. Deixo-vos então com uma frase proverbial, a última que escrevo em 2007...
"se querem conhecer o vosso passado, olhem para o vosso presente..se querem conhecer o futuro, olhem para as vossas acções presentes"

1 comentário:

Anónimo disse...

É por essas que aqui o vosso estimado escriba foi para um retiro esperitual imediatamente antes do fim do ano :) aconselho vivamente