Blog generalista, inspirado na mais inspirada tatuagem que
um combatente do ultramar resolveu gravar para sempre
no seu braço esquerdo!

domingo, 3 de agosto de 2008

Entre o acordar e o levantar



Gosto tanto do fim de semana dos feriados e das férias .
Já sei que estam a pensar no factor emprego, mas não é, é simples até.
Sou dorminhoca, não daquelas dorminhocas que dormem até tarde, mas o meu cérebro nunca está em sintonia com o despertador, são bem raras as vezes que acordo antes do despertador.
Adoro as manhãs em que acordo apenas porque o cerebro disse ao corpo:
-Vá lá , mexe-te que eu já descansei.
Acho que herdei isto dos meus 2 progenitores, segundo reza a lenda, fui uma bébé chorona e berrona que provocou um verdadeiro inferno a eles 2, tanto que até começou a haver noite para o pai e noite para mãe mas houve uma noite que acordei em tamanhos berros que o meu pai ameaçou:
- Se voltas a fazer-me levantar tão depressa da cama juro que te atiro janela fora.
Ele nunca me atirou e pelo que consta eu também não melhorei.
Mas sempre o percebi, é horrível acordar e levantar-se.
Nem quando estou atrasada, se consigo acordar e levantar-me, para mim é missão impossível.
Preciso sempre daqueles segundos ou minutos em que eu acordo, começo a sentir os ruidos, o transito lá fora, o movimento ou o silêncio da casa.
Aos fins de semana, nos feriados e nas férias isso já é tão possível.
E sabe tão bem ! Até me sinto como uma gata ao sol. Espreguiço aqui, mexo ali, ouço, tento adivinhar as horas, vida boa, depois viro para o outro lado lá vou abrindo aos poucos um olho, outro olho, passado um bocado até já consigo suportar a luz que vai entrando, penso na vida, se for algo engraçado lá esguelho um riso , se tiver imensa piada quase que sai o som da gargalhada.
Por vezes o pensamento também foge para as coisas tristes, para as saudades enfim, fico sossegadinha e quietinha lá entre os lençóis, se for mesmo muito triste as lagrimas chegam aos olhos e lá me deixo ficar protegida, deitada e aconchegada.Penso no que vou fazer, no que não farei e naquilo que talvez faça e de repente uma vontade enorme faz-me afastar os lençóis, levantar e fazer-me ao dia.
A boa disposição aos bocados lá vai surgindo entre o lava os dentes e a cara.
E aqui estou eu pronta para mais um dia nessa misão que é a vida !

6 comentários:

Anónimo disse...

Sei perfeitamente o que isso é!

Infelizmente os ritmos de vida obrigam a que cada vez nos deitemos mais tarde - cuidar dos filhos, arrumar a casa, mtas pessoas frequentam os ginásios na maior parte das vezes sempre depois das 20h, o jantar é tomado cada vez mais tarde, muitas vezes vamos para a cama com o estômago ainda cheio! Pelo menos comigo tem sido assim, o jantar é quase sempre depois das 21h15-30!

E, por outro lado também cada vez somos "obrigados" a nos levantarmos mais cedo. Se no tempo dos nossos avós eles ainda dormiam 8-9 horas nós hoje dormimos 6h30-7h.

E isso reflete-se no nosso humor, naquelas primeiras horas da manhã em que nos arrastamos no emprego, no aparecimento de erros no trabalho ou esqueçimentos, enfim!

Eu só sei é que nunca fui de dormir muito, mas quando tiro férias hoje e tenho silêncio em casa pela manhã consigo ir até as 12h sempre a dormir/descansar e só verifiquei isso depois de começar a trabalhar!

Cronos disse...

Bem, dormir?? Que é isso? ahahaha Não sou de dormir muito. Mas realmente sabe bem acordar e poder ficar um pouco mais no vale dos lençois! Infelizmente o ritmo de vida que hoje levo não me permite essa "gentileza". Se em tempos não precisava de despertador para me levantar, hoje, o meu relógio biológico já não funciona assim tão bem. Mal toca o despertador, tenho de me levantar, pois é uma tortura ficar apenas mais uns segundos para depois andar sempre atrasado.
Durmo pouco. Mas gosto de dormir o suficiente. Tinha uma pessoa conhecida que me dizia que o tempo que passamos a dormir é tempo perdido: em parte, até é verdade, mas todos sabemos que precisamos recuperar forças para encarar com bons olhos e com energias positivas o dia que nos espera.
Não é menos verdade que quando estou a trabalhar, apetece-me, sempre, ficar um pouco mais na cama, mas quando tenho possibilidade de o fazer, acordo sempre mais cedo do que o habitual. Enfim, são coisas que só o nosso corpo inventa... ehehehe
Continuação de boa semana, e nada de andar a dormir no serviço (e na forma).

Bjs e abraços

Cronos

Loyola disse...

Agora tenho mais tempo para dormir desde que dispensaram os meus serviços e tenho que te dizer: ESTOU A APROVEITAR!!!
Não sou dorminhoca mas preciso das minhs 8h de sono. Senão que seria desta beleza toda? hihiihi ;) beijocas e uma ótima semana para ti*

Ninetta disse...

Ves Salvatore !O trabalho MATA! LOL

Cronos que saudades ! O nosso corpo é uma grande malandreco ihih

mamã linda boa semana tb pra ti aparece que "nós" devemos-te PLIM ok !

Loyola disse...

apareço na clínica? e vou ter ctgo? e onde é o teu "cantinho"? lol beijocas

Ninetta disse...

LOL mamã, podes ir ter ao cantinho onde trabalhaste e pedes pra falar comigo.... e voilá... eu apareço
:-) ou então andar logo a baixo é facil linda.

Bjinhos doces pra 2