Blog generalista, inspirado na mais inspirada tatuagem que
um combatente do ultramar resolveu gravar para sempre
no seu braço esquerdo!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Passeio nº1 ALEGRIA-PICO DO ARIEIRO


Bem, estava nas resoluções do ano novo, e lá fui eu pela 1ª vez a um passeio dos amigos da Natureza....bem, melhor estreia era impossível de imaginar :)

Aqui fica a ficha que constava da bíblia dos Amigos!

Data: 6 de Janeiro de 2008;

Percurso: São Roque - Capela da Alegria - Pico do Arieiro - Poço da Neve - Monte - Livramento - Casa do Sr Vieira (Patuscada);

Extensão: 16, repito 16 km (se não foram mais)! foram 7 horas a andar!;

Grau de Dificuldade: 4 botas, traduzindo isto pa madeirense: só para machões...e machonas;

Nota: Só para caminheiros fisicamente bem preparados.


A aventura começou bem cedo, às 5h30 da manha para às 7h apanhar um territorialista e às 7h30 apanhar um profissional de saúde.

Fomos ter ao ponto de partida - capela da Alegria onde já lá estavam algumas pessoas.

Esta primeira parte do percurso é das mais custosas, mas como estávamos a começar, a conversa, as peripécias e a comédia fluíam com grande naturalidade.

É nesta subida que passamos pela casa que segundo os "locals" é habitada por uma feitiçeira.



Ao longo desta subida parecíamos que estávamos no Havai em pleno cenário de Lost, dada a abundância de tubos manhosos no chão, de árvores caídas que mais pareçiam armadilhas, e de barulhos vindos do nada.



Quase de seguida chegamos a um miradouro "não oficial" onde era possível ver a estação dos Tornos e alguns dos Picos que viríamos a subir mais tarde!



A primeira grande vista sobre o Funchal!


A Muralha da China.


Sim nós também temos uma muralha da china, não sabiam?




À chegada ao Pico dos Esteios e se olhássemos para trás víamos os efeitos extremamente benéficos dos programas de reflorestação brilhantemente conduzidos pelo Prof. Raimundo Quintal!



Vista geral do Pico dos Esteios, nesta altura o farnel já ia a metade!



A subida para o Pico do Arieiro, a 2ª subida bem custosa!



Finalmente após 4 horas de caminhada a chegada ao 2º ponto mais alto da região. Na foto vê-se água a correr em bica vinda directamente da torção da minha T-shirt.



É sempre tão agradável estar acima das nuvens!

Aconselho uma visita ao wc masculino e á sua sanita, de onde poderá observar impropérios na porta, do género: "Apesar do radar, não deixem de cagar"!

Nós deparamo-nos com dezenas de carros e dezenas de turistas durante 1h30 que lá estivemos. Pelo amor de Deus não nos estraguem também este ponto tão importante para os amantes da natureza com radares!!!!



A descida foi bem bonita, pelo que não tirei tantas fotos! Mas foi engraçado passar por tantos trilhos diferentes nas 3h de descida até à ansiada patuscada!


Patuscada essa, que acabou por ser um dos pontos altos do dia! E eu sem pachorra para ir...sou mesmo um otário! Ainda bem que não perdi este momento, mas sobre ele esperarei pelas sempre sábias e opurtunas palavras do nosso Primo, num futuro post :)

3 comentários:

Ninetta disse...

Olá manic.....cheguei e vim logo espreitar....calindooooooo amigo, paisagens lindas que a nossa terrinha tem.
Bjinhos grandes

SAM disse...

Isso é mesmo um programa pra mim caralhe!
Isso aí é bem fixe!

Anónimo disse...

...e a cena da patuscada, quando é k aparece ?